Vamos desvendar o caminho para uma pele radiante o ano inteiro? O hábito de cuidados com a pele no verão permite uma pele bonita, hidratada, incrível e, o mais importante, saudável o ano todo.
A pele é um órgão, o maior deles, que confere a nossa primeira linha de defesa contra patógenos. Além disso, ela tem a capacidade de se regenerar e substituir suas células mortas por células novas. Por isso, é importante dedicar uma atenção especial aos cuidados com a pele no dia a dia e especialmente na estação mais quente do ano.
No verão, nossa pele fica mais exposta ao sol, ao vento e à poluição, por isso, é importante estabelecer uma rotina de cuidados com o corpo e o rosto que seja eficaz.
Nessa estação, há uma maior incidência de radiação solar sobre a terra, o que aumenta o risco de queimaduras solares, câncer de pele, micoses, acne, dermatite, rosáce e melasma por exemplo. Com a combinação de sol, mar, praia, piscinas compartilhadas e o suor em excesso, há maior risco para algumas condições, como: brotoejas, herpes simples e pano branco.
O câncer de pele é a doença mais preocupante relacionada à exposição solar em excesso e à genética. Sabemos que não conseguimos modificar a nossa genética, mas podemos disciplinar nossa exposição ao Sol! O câncer de pele corresponde a cerca de 33% dos casos totais de câncer no Brasil, atingindo mais de 180 mil pessoas todos os anos.
Apesar dos vários problemas dermatológicos que podem surgir no verão, medidas simples de cuidados com a pele podem evitar o surgimento desses problemas. Além dessas medidas, o hábito de cuidados com a pele no dia a dia também pode impactar a saúde da sua pele no verão. Por isso, não deixe os cuidados somente para essa estação do ano, cuide-se e previna-se de doenças durante o ano inteiro.
DEZ orientações de cuidados com a pele no verão
Entre os conselhos de como se cuidar no verão estão abusar do filtro solar; investir numa alimentação saudável com verduras, legumes, hortaliças, proteínas, frutas e bastante água; prevenir doenças que se proliferam na pele por conta do calor e da umidade e usar roupas e acessórios adequados para se proteger.
- Invista em limpeza e hidratação da pele
No verão, é comum o ressecamento da pele devido a areia, suor em excesso e presença de produtos químicos nas piscinas. O ressecamento pode causar pequenas fissuras na pele, o que favorece a entrada de microrganismos causadores de doenças.
Hidratação: por dentro e por fora. Deve-se aumentar a ingestão de líquidos e abusar da água, do suco natural de frutas e da água de coco. Também é indicado usar um bom hidratante diário, que ajuda a manter a quantidade de água na pele e a barreira de proteção cutânea. No banho, recomenda-se usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele, porém, sem excesso. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.
Evite sabonetes que retiram a oleosidade natural da pele e invista naqueles propiciem maior hidratação, como os ricos em óleos.
O uso de hidratantes e óleos corporais de banho são excelentes opções para cuidar da sua pele no final do dia. Dê atenção especial para áreas naturalmente ressecadas, como joelhos, pés, mãos e cotovelos.
- Use protetor solar
O protetor solar deve ser aplicado diariamente e reaplicado sempre que necessário ao longo do dia ou a cada três horas. Dependendo do horário, principalmente entre 10 horas até 15 horas, qualquer incidência solar pode causar danos na pele e nos lábios, que também devem ser cuidados e protegidos.
Recomendações do Consenso Brasileiro de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia para o uso de filtro solar:
– Aplique o protetor no mínimo 15 minutos antes da exposição ao sol;
– Reaplique o protetor a cada 3 horas ou se molhar/ suar;
– Tenha um cuidado especial na proteção de crianças e idosos.
– O Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo indicado é 30, a partir dos seis meses de vida;
– Pessoas com maior sensibilidade ao sol devem utilizar no mínimo FPS de 50;
– Escolha protetores com proteção UVA e UVB;
– A proteção UVA deve ser no mínimo 1/3 do FPS;
– Utilize aqueles protetores com resistência à água, especialmente em casos de atividades ao ar livre e banhos de piscina ou mar;
– Os protetores solares em creme são ideais para peles mais ressecadas;
- Não se depile imediatamente antes da exposição ao sol
A depilação pode irritar a pele, especialmente aquelas realizadas com lâminas e cera. Com a pele mais sensível, há mais chances de surgir manchas na pele. Por isso, realize os procedimentos depilatórios no mínimo 72 horas antes da exposição ao sol.
- Hidrate-se sempre
A desidratação é comum no verão e pode causar sintomas como dor de cabeça, tonturas, desmaio e outros. Então, consuma entre 2 e 3 litros de líquido por dia para manter o corpo em pleno funcionamento e hidratado.
- Consuma alimentos ricos em betacaroteno
O betacaroteno é um antioxidante natural presente na cenoura, abóbora, maçã, mamão e em outras frutas e legumes alaranjados. Ele é conhecido por proteger a pele contra os raios ultravioletas e contra as queimaduras solares. Por isso, consuma alimentos ricos em carotenoides.
- Mantenha a pele seca após sair da água
A proliferação de bactérias e fungos é beneficiada por ambientes úmidos e mal higienizados, portanto é importante enxaguar o corpo com água limpa e secá-lo completamente após sair da água. Assim, é possível evitar o surgimento de doenças como as micoses, a candidíase e o pano branco.
- Cuidado com a exposição solar direta entre 10h e 15h
No Brasil, a incidência de raios ultravioletas é intensa entre as 10h e 15h, portanto, evite a exposição solar nesse intervalo. Devido à grande extensão geográfica do Brasil, para o Nordeste a recomendação inicia às 9h e para o Centro-Oeste deve ser estendida até às 16h.
- Use roupas fotoprotetoras e acessórios
O uso de chapéus, óculos de sol e roupas com fotoproteção também é recomendado, especialmente para crianças menores de 6 meses. Fique atento ao tecido e evite aqueles sintéticos, pois eles não protegem da radiação UV e podem atrapalhar o resfriamento do corpo, podendo causar insolação.
- Cuide-se no banho também
Evite tomar banho em água muito quente, pois ela também contribui para o ressecamento da pele. Dê preferência aos banhos mornos e frios.
- Não utilize receitas milagrosas
Em caso de queimaduras solares ou surgimento de infecções fúngicas sempre procure atendimento médico especializado dermatológico. Não utilize receitas caseiras ou da internet.