Dra. Sumaia Jacob

DICAS FÁCEIS PARA VOCÊ CUIDAR DOS CABELOS NO VERÃO

Vamos lá! A estação mais quente do ano exige cuidados para as madeixas! O sol é um dos agentes externos responsáveis por tirar a umidade dos nossos fios, tornando os cabelos ressecados e frágeis. Além dele, o cloro e a água salgada dão uma “mãozinha” para os raios solares, aumentando os danos nos cabelos.

Preferencialmente, na lavagem dos fios, use sempre água fria ou morna, pois a água quente pode descamar o couro cabeludo, sensibilizar e aumentar a oleosidade. Não esfregue o couro cabeludo com as unhas, pois pode provocar feridas.

  1. Alimentação e hidratação

A alimentação influencia na saúde dos cabelos, por isso, inclua em sua dieta alimentos com proteínas, aminoácidos, ômega-3 e 6, presentes em carnes, ovos, peixes, oleaginosas, cogumelos e laticínios. Hidrata-se! Água é vida! Há bebidas e alimentos que ajudam na hidratação do nosso corpo e funcionam muito bem para hidratar nosso organismo. Laranja, pera, melancia, melão, cenoura, morango, banana, uva, tomate e maçã são exemplos de alimentos que nos ajudam a ficar hidratados.

  1. Cuidado com as agressões diárias aos fios

Ao se expor ao Sol, use bonés, chapéus e esteja protegida com cremes de pentear com protetor solar. A lavagem correta para remover as partículas de poeira, poluição, células mortas e sebo é fundamental. Além de selecionar o shampoo específico para o seu tipo de cabelo, a massagem do couro cabeludo com a ponta dos dedos em movimentos circulares para espalhar o produto de forma homogênea ajuda a tornar essa limpeza mais efetiva. Enxaguar bem os fios, para evitar o depósito de resíduos de produto também é importante.

  1. Faça hidratação com mais frequência

É interessante fazer uma hidratação nos fios a cada 15 ou 30 dias, mas no verão a frequência deve aumentar para que os fios fiquem protegidos e pode ser feita a cada sete dias, por exemplo. A hidratação nos fios pode ser feita tanto com máscaras, como com ampolas, que são feitas para deixar os fios mais macios e sem pontas duplas. Usar babosa e óleo de coco pode ser indicado, pois são ricos em boas propriedades orgânicas! Evite fazer descoloração e se já tiver cabelos coloridos, faça bom proveito de hidratações profundas, pois o cabelo vai precisar de reposições.

  1. Cuidados ao entrar na piscina ou mar

Enxaguar os fios com água doce antes de entrar no mar ou na piscina e aplicar cremes hidratantes sem enxágue, ajudam a minimizar os danos do sal e do cloro, além de manter os fios para cima, presos em frouxos coques altos, para evitar o contato contínuo com a água enquanto se banha. Assim que sair do mar ou da piscina é importante lavar os fios novamente com água doce, caso não tenha acesso fácil, a água de coco é uma boa opção, e reaplicar o creme hidratante idealmente que contenha filtro de proteção solar. Cuidado ao pentear os fios molhados, pois nessas circunstancias eles estão mais fragilizados do que quando secos.

  1. Evite banhos muito quentes

Essa dica é muito importante para o couro cabeludo e as hastes capilares. A água muito quente do chuveiro, além de danificar os fios, piora a oleosidade do couro cabeludo! O ideal é utilizar a água morna durante a lavagem e, se possível, aplicar o último enxágue com a água mais fria, isso ajuda a aumentar o brilho. Na hora de secar os fios, tente não passar a toalha com muita força, porque o tecido pode deixar os fios quebradiços. Prefira os pentes de madeira, que desembaraçam o cabelo mais rápido e não quebram tanto as fibras capilares.

  1. Cuidados para cabelos oleosos

É recomendado para quem tem o couro cabeludo oleoso, o uso de shampoos mais adstringentes ou antirresíduos para uma limpeza profunda, uma vez por semana no verão. Além da aplicação de condicionadores mais fluidos, apenas no comprimento dos fios (da altura da orelha em direção às pontas), não aplicando na raiz, é o ideal. Opte pelos finalizadores mais fluidos, em geral os séruns e aquosos são preferidos aos óleos por não prejudicarem o volume natural e não aumentarem a oleosidade.

  1. Cuidados para cabelos cacheados e crespos

Cabelos cacheados e crespos são mais frágeis e secos devido ao seu formato em espiral e apresentam maior dificuldade para que os óleos naturais produzidos na raiz lubrifiquem os fios e atinjam as pontas. Uma dica seria optar por shampoos de limpeza mais suave ou sem sulfato. Ao entrar no banho, molhar o cabelo e aplicar o condicionador nas pontas, antes de massagear o shampoo no couro cabeludo, isso ajuda a proteger os fios durante o enxágue. Além disso, ciclos de hidratação e nutrição com máscaras específicas devem ser feitas com mais frequência.

  1. Elástico pode danificar os fios

Prender os fios, não só para aliviar o calor, mas também para reduzir o contato com o suor que prejudica a haste é interessante, porém alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo evitar a tração excessiva dos fios em rabos de cavalo excessivamente apertados e contínuos, pois esse hábito pode ocasionar a perda permanente desses fios tracionados, condição conhecida como alopecia de tração. O penteado é o principal agressor, porém associado a químicas, calor e alisamentos podem fragilizar ainda mais.

Minhas Redes Sociais

Últimas postagens

Tags

Data desta pulicação:

Compartilhe:

Twitter
Facebook
WhatsApp
Telegram

Você pode gostar também

A dengue é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos, causada por um vírus do gênero …

A escolha entre a micropigmentação de sobrancelhas e o transplante permanente de sobrancelhas pelo método …

O objetivo do transplante capilar é encontrar o uso mais eficiente para o cabelo existente. …

O transplante capilar é um procedimento cirúrgico destinado a restaurar o cabelo em áreas do …

Fale Comigo!
Fale Comigo!
Olá, seja bem vindo a Clínica da Dra. Sumaia Jacob.
Como podemos lhe ajudar?